Resenha do livro: Emburrecimento Programado – O Currículo Oculto da Escolarização Obrigatória

Título: Emburrecimento Programado – O Currículo Oculto da Escolarização Obrigatória
Título original: Dumbing Us Down – The Hidden Curriculum of Compulsory Schooling
Autor: John Taylor Gatto
Tradução: Leonardo Araujo
Editora: Kírion
Edição: 1ª – setembro de 2019 – CEDET
Página: 136.
Divisão: o conteúdo é dividido em 5 capítulos


Sobre o autor

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     Sobre a trajetória de John, contado no capítulo 3, o esverdeado Monongahela (rio), era jornalista, ganhava muito bem, chegou um dia que aquilo não fazia mais sentido para ele. Pediu as contas, foi tachado como um idiota. Como substituto fez a diferença na vida da menina Milagros, ela sabia ler muito bem e a administração da escola fazia vista grossa para que ela não passasse para a outra classe mais desenvolvida. Com a insistência de John com a diretora, ela passou no teste e conseguiu mudar de classe.


Resenha 


O livro Emburrecimento Programado – O Currículo Oculto da Escolarização Obrigatória é uma obra contundente do autor John Taylor Araujo que questiona profundamente a eficácia e os impactos do sistema educacional obrigatório. Publicado recentemente, o livro propõe uma análise crítica do chamado "currículo oculto" presente nas instituições de ensino.

Araujo inicia sua argumentação desafiando a premissa de que a escolarização compulsória é a única via para o desenvolvimento intelectual e social. Ele explora a ideia de que, por trás do currículo formal, existe um conjunto de valores, normas e expectativas que moldam a experiência educacional dos alunos de maneira sutil, mas significativa.

Ao longo das páginas, o autor aborda como certas práticas e crenças, muitas vezes não expressas diretamente no currículo oficial, são transmitidas aos estudantes. Esses elementos, que Araujo denomina como "currículo oculto", influenciam a forma como os alunos percebem a autoridade, as relações sociais e as estruturas de poder presentes na sociedade.

Um dos pontos centrais do livro é a crítica à padronização do ensino, que, segundo Araujo, resulta em um "emburrecimento programado". Ele argumenta que a ênfase em testes padronizados e no cumprimento de um currículo pré-estabelecido muitas vezes negligencia a individualidade, criatividade e as necessidades específicas de cada aluno.

A obra também destaca a importância de questionar a suposta neutralidade do sistema educacional, mostrando como determinados valores culturais, sociais e econômicos são implicitamente promovidos. Araujo chama a atenção para o papel da escola na reprodução de desigualdades e na formação de indivíduos conformados a determinadas normas sociais.

"Emburrecimento Programado" não é apenas uma crítica à escolarização obrigatória, mas também uma chamada para repensar profundamente os objetivos e métodos da educação. O autor sugere que é preciso buscar alternativas que valorizem a diversidade, a autonomia do aluno e a capacidade crítica, a fim de promover um aprendizado mais significativo e relevante.

Em resumo, a obra de John Taylor Araujo oferece uma perspectiva desafiadora e provocativa sobre o sistema educacional atual, convidando o leitor a refletir sobre o verdadeiro propósito da escolarização obrigatória e suas implicações na formação da sociedade.


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